A endocrinologia é a especialidade médica que cuida das glândulas, seus hormônios e do metabolismo em geral. Como existem diversas glândulas, vários tipos e ações de substâncias liberadas, a área de atuação do endocrinologista é bem ampla. Obesidade, emagrecimento, diabetes, alterações da tireoide, como nódulos, hipo e hipertireoidismo são motivos bem conhecidos de acompanhamento. Além disso, o endocrinologista avalia a saúde óssea, como osteoporose e risco de fraturas. Na mulher, analisa queixas menstruais, menopausa, excesso de pelos, infertilidade.
O homem pode precisar de consulta quando apresenta menor produção de hormônio masculino, queixando-se de queda da libido, redução de pelos faciais e corporais, disfunção erétil, etc.
A criança pode ser atendida para investigação de crescimento, assim como pelo surgimento precoce ou atrasado de características da puberdade, como mamas, aumento de testículos e pênis.
Distúrbios da hipófise como tumores, excesso ou falta de hormônios específicos, estão relacionados a aumento de diurese, secreção mamária, dor de cabeça, alteração visual, por exemplo. Doenças da Glândula suprarrenal, as quais podem se manifestar por aumento de peso, estrias avermelhadas, pressão alta ou baixa e nódulos, também são motivos para acompanhamento especializado.