Educação em Diabetes

Educação em diabetes é um processo ativo e contínuo através do qual profissionais, pacientes e familiares aprendem sobre o diabetes, seu tratamento e como enfrentar os desafios impostos pela doença. Isso garante uma melhoria da qualidade de vida, mais entendimento e controle do diabetes, assim como permite a prevenção do desenvolvimento e melhor tratamento de suas complicações.

Esse método deve ser integrado às intervenções clínicas e envolver todos os membros da equipe de forma interdisciplinar. Deve seguir princípios de ensino que utilizem técnicas didáticas voltadas à participação e interação do paciente, com suas experiências e dificuldades diárias, respeitando as suas individualidades para o aprendizado a partir das suas necessidades.

Em 2010 o Centro de Diabetes de Belo Horizonte, implementou o Programa de Educação em Diabetes. Hoje, é coordenado pelo Dr. Rodrigo Lamounier e desenvolvido por uma equipe multiprofissional, que por meio de consultas individualizadas, oferece apoio integral aos pacientes e familiares.

Idealmente, a educação deve ser iniciada logo após o diagnóstico e mantida por toda a vida, passando por etapas sequenciais. Todos os pacientes independentemente da idade e tempo de diagnóstico são encorajados a frequentar o programa.

A nossa meta é reduzir o impacto do diabetes na vida das pessoas, utilizando estratégias que facilitam o cuidado diário, transferindo autonomia e segurança para o paciente e acompanhantes, além de permitir adaptação ao seu estilo de vida.