Obesidade

A obesidade é uma doença crônica que vem aumentando em prevalência nos adultos, crianças e adolescentes, sendo considerada uma epidemia global. Alterações comportamentais, envolvendo especialmente sedentarismo e alimentação, são o ponto chave para o desenvolvimento da doença.

O ganho de peso é sabidamente associado a disfunções de alguns órgãos e sistemas, levando a comorbidades associadas, como hipertensão, doenças cardiovasculares e hiperglicemia. Essas doenças e o próprio excesso de peso reduzem a funcionalidade do paciente, sua qualidade de vida e aumentam sua mortalidade.

A abordagem do paciente obeso é feita idealmente por uma equipe multidisciplinar, envolvendo psicólogo, nutricionista, educador físico e médico. É importante um acompanhamento a longo prazo, com consultas regulares visando a perda de peso, e principalmente, depois, a manutenção do peso perdido.

As estratégias se baseiam nas mudanças de estilo de vida, estratégias nutricionais, engajamento em atividades físicas, podendo também envolver tratamentos medicamentosos já aprovados para obesidade.

Atenção humanizada e muita ciência, e tecnologia em prol da saúde.O CDBH tem uma equipe atualizada e especializada no acompanhamento desses pacientes, além de oferecer tecnologia para avaliação da composição corporal através da bioimpedância.

Mais sobre Bioimpedância