Contagem de Carboidrato

O que é carboidrato?

Carboidrato é um macronutriente que representa a principal fonte de energia alimentar para o nosso organismo. Ele é composto de açúcares, que serão absorvidos após a sua ingestão, promovendo elevação da glicemia.

Diversos alimentos são ricos em carboidratos, como: arroz, pão, macarrão, bolo, biscoitos, farináceos, torradas, mandioca, batata, inhame, tapioca, frutas, suco de frutas, doces, etc.

Por que contar carboidrato?

O controle glicêmico ideal envolve liberação de insulina durante todo o dia nos momentos entre as refeições e durante o sono (insulina basal), e também em cada refeição para controlar a elevação da glicose sanguínea relacionada ao alimento (bolus alimentar).

O nutriente que influencia de forma mais importante na elevação da glicemia durante a alimentação é o carboidrato.

Pensando nisso, é fácil entender que conforme maior o consumo de carboidratos maior também será o aumento da glicose sanguínea e maior será a necessidade de insulina no momento da alimentação.

A contagem de carboidrato é considerada o método mais efetivo para o cálculo da dose de insulina antes das refeições (bolus alimentar). Na prática, o paciente define a quantidade de insulina ultra rápida a ser aplicada conforme o total de carboidrato ingerido por refeição. Isso permite uma dose de insulina mais precisa e uma flexibilidade alimentar maior para o paciente.

Como contar carboidrato?

  • Método 1: usando lista de substituição ou de equivalentes

Os alimentos são agrupados em porções correspondentes a 15g de carboidrato

  • Método 2: usando contagem de gramas

Consiste em somar os gramas de carboidrato de cada alimento ingerido e ajustar a dose de insulina. Para esse cálculo é necessária uma razão insulina/carboidrato que é informada pelo médico e varia em cada paciente. Essa razão corresponde à quantidade de carboidrato coberta por 1 UI de insulina.

Exemplo de contagem

  • Método 1:

1 Pão francês grande + 1 copo 200ml de leite semidesnatado

28g + 10g = 38g

Razão insulina/carboidrato = 1 UI para 10g de carboidrato
Cálculo = 38g (total de carboidrato) ÷ 10 = 3,8 UI de insulina

  • Método 2

2 fatias de pão integral e 1 copo de leite 240 ml = 2 escolhas

Razão insulina/carboidrato = 1 UI : 1 escolha de carboidrato
2 escolhas = 2 UI

Qual o melhor método?

A contagem por equivalentes é um método mais simples, porém, menos preciso.
Já o método de contagem por gramas é mais preciso, porque considera o peso ou medidas dos alimentos, assim como as informações nutricionais de rótulos ou tabelas.
Ambos os métodos são bons. A escolha deverá ser feita em conjunto, entre o paciente e o médico, observando fatores como: aderência, preferência, entendimento do método, entre outros.