Diabetes

Diabetes é uma doença crônica e complexa que envolve o metabolismo da glicose. De forma geral, a elevação da glicose no sangue pode ser consequente a defeitos na secreção ou na ação da insulina, que é o hormônio produzido no pâncreas e é responsável por permitir a entrada de glicose nas células para ser utilizada como fonte de energia.

As alterações metabólicas que surgem com a doença propiciam o surgimento de disfunções em diversos tecidos e órgãos, como lesões na retina e nos rins, que acabam por comprometer a qualidade e a sobrevida do paciente.

Além dessas complicações, a sua significativa prevalência e aumento progressivo da sua incidência ao longo dos anos, faz com que seja uma doença que merece destaque nas medidas de saúde pública.

A abordagem do diabetes requer um acompanhamento multidisciplinar contínuo que vai muito além do controle glicêmico. Envolve tratamento dos fatores de risco, como a obesidade, hipertensão arterial, tabagismo, dislipidemia, sedentarismo, entre outros que contribuem para seu desenvolvimento e piora. O tratamento e acompanhamento é acima de tudo a capacitação e empoderamento da pessoa com diabetes para viver bem a vida, de modo sempre atento àquilo que é importante para a prevenção e eventual tratamento das complicações agudas e crônicas relacionadas.